domingo, agosto 23, 2009

Zombie c'est très jolie

Eu estou inspirada para fazer listas. Uma das minhas paixões mais recentes, coisa de um ou dois anos pra cá, é zumbi. De alguma forma tosca e estranha eu, das pessoas mais medrosas que conheço, criei uma verdadeira atração por este gênero de horror. Ao ponto de chamar carinhosamente minha pequenina irmã de zumbi (mas isso é porque, se deixar, ela vai noite a dentro nos acompanhando). Talvez seja mera influência da mídia. Afinal desde o clássico "carne humana a la carte" preto e branco do George Romero ao mega high-tech-Mila-Jojojojojovicthi-é-demais Resident Evil, eles se popularizaram muito.
O mais interessante é que esse tipo de filme mostra o que o ser humano pode fazer em situações extremas. Pra mim são thrillers psicológicos com ação, que te grudam na cadeira e nos faz refletir a natureza humana. Lógico, que não vi todos os filmes de zumbis que sairam por aí, mas me atreverei a fazer uma lista com os meus preferidos.

Mas antes, não posso deixar de citar a fantástica HQ/Grapchic Novel escrita pelo Robert Kirkman e desenhada pelo Tony Moore (substituído por Charlie Adlard a partir do número 7): The walking Dead. Belíssimo desenho, argumentos impecáveis que recriam a atmosfera desesperada das histórias de zumbi. É de tirar o fôlego, vale muito a pena. Tão viciante que um fã recriou o caminho dos sobreviventes no google map. É tem doido pra tudo!



Sem mais delongas, lembrando que não existe ordem de preferência, my must see zombi list:

# A noite dos Mortos Vivos/ Night of the living dead - Dirigido por George A. Romero, 1968.
# Despertar dos Mortos/Dawn of the Dead - Dirigido por George A. Romero, 1978.
# Madrugada dos mortos/ Dawn of the Dead - Dirigido por Zack Snyder, 2004 (remake).
# Residente Evil - Dirigido por Paul W.S. Anderson, 2002.
# Resident Evil: Apocalypse - Dirigido por Paul W.S. Anderson, 2004.
# Resident Evil: Extinction - Dirigido por Paul W.S. Anderson, 2007.
# Terra dos Mortos/ Land of the Dead - Dirigido por George A. Romero, 2005.
# Extermínio/ 28 days Later - Dirigido por Danny Boyle, 2002.
# Extermínio 2/ 28 weeks Later - Dirigido por Juan Carlos Fresnadillo, 2007.
# Planeta Terror/Planet Terror - Dirigido por Robert Rodriguez, 2007 (parte do projeo Grinhouse)
# A volta dos mortos vivos/ The return of the living Dead - Dirigido por Dan O'Bannon, 1985 (esse que tem a mãozinha cortada na janela do carro).
# Todo mundo quase morto/ Shaun of the Dead - Dirigido por Edgar Wright 2004.
P.S.: os dois primeiro eu não assisti, mas sendo de quem é merecem estar no topo da lista mesmo sem ter provado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário